Quatro municípios de Santa Catarina decretam estado de calamidade

25/11/2008 - 8h23

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Quatromunicípios de Santa Catarina já decretaram estado decalamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento eCamboriú. Atéo momento, segundo relatóriodivulgado hoje (25) pela Defesa Civil do estado, 65 mortes provocadas por deslizamentos de terras e poralagamentos já foram confirmadas no estado.A cidade deIlhota segue na frente, com um total de 15 óbitos; seguida porBlumenau, com 13; Jaraguá do Sul, com 12; Gaspar, com dez,; Rodeio e Luiz Alves, ambas com quatro; Benedito Novo e RanchoQueimados, ambas com dois; Brusque, Pomerode e Bom Jardimda Serra , com um cada.

A DefesaCivil registrou ainda 49.799 pessoas desalojadas e desabrigadas porconta dos temporais em Santa Catarina, que já atingem mais de1,5 milhão de pessoas que vivem na região. Oitomunicípios permanecem isolados: São Bonifácio,Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva,Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.

Outros oito municípioscatarinenses decretaram estado de emergência: Balneáriode Piçarras, Canelinha, Indaial, Nova Trento, Penha, PauloLopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado.De acordo com o gerenteda Defesa Civil de SC, major Emerson Nery, a situaçãode emergência é decretada quando o municípioenfrenta um momento crítico, mas os serviços essenciaisnão estão totalmente comprometidos. Isso significa queo município precisa de ajuda, mas ainda consegue dar algumtipo de resposta para os problemas.A decretaçãodo estado de calamidade pública ocorre quando a situaçãoé mais grave. “Ela ocorre quando o município ficaengessado, com os seus serviços essenciais comprometidos eprecisa de ajuda externa.”