Lula se diz convencido de que biocombustíveis vencerão debate sobre energia

24/11/2008 - 7h09

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse “convencido” de que o debate internacional sobre matrizesenergéticas será vencido pelos biocombustíveis.Depois de participar da 1ª Conferência Internacional deBiocombustíveis, em São Paulo na últimasemana, ele afirmou que a tecnologia gera empregos, recupera terras,não polui e apresenta maior produtividade.

Emseu programa semanal Café com o Presidente, Luladestacou um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) comparando automóveis movidos a álcoole a gasolina – ambos da mesma marca, com o mesmo motor eanalisados sob as mesmas condições de velocidade e de tempo.

O resultado, segundo ele,é que o carro a gasolina emitiu 8,5 vezes mais gáscarbônico. Na mesma comparação mas com caminhões, o Inmetro concluiu que o veículomovido a óleo diesel emitiu 5,3 vezes mais gás carbônico.

“Esseé um debate que não parou ainda, que vai continuar, masé um debate por meio do qual queremos convencer as pessoas”,disse Lula.

Opresidente lembrou que o Brasil já construiu uma sede daEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Acra,capital de Gana, e que o objetivo é realizar um estudo em todoo território africano de savanas. De acordo com ele, háplanos para que o mesmo seja feito em países da AméricaCentral.

“Sobretudopara os Estados Unidos, que são grande consumidor de etanol,seria muito melhor que comprassem o etanol dos países daAmérica Central e do Caribe, porque ajudaria a desenvolveresses países, geraria emprego, geraria renda e ajudaria aspessoas a viver um pouco melhor".