Decreto que cria empresa pública de tecnologia está no Diário Oficial

10/11/2008 - 7h34

Da Agência Brasil

Brasília - Estána edição de hoje (10) do Diário Oficial daUnião o texto que cria aempresa pública Centro Nacional de Tecnologia EletrônicaAvançada S.A. (Ceitec) e aprova o estatuto social da instituição. De acordo com o Decreto n.º6.638, a empresa terá capital inicial de R$42 milhões.

Aautorização para transformar o Ceitec, que jáfunciona desde 2000 em Porto Alegre (RS), em empresa públicafoi publicada em agosto no Diário Oficial. Segundoinformações do site do centro, o projeto nasceua partir de um protocolo de intenções firmado entre osgovernos federal, estadual e municipal, instituições deensino e pesquisa e entidades empresariais.

Cabe ao centrodesenvolver soluções científicas e tecnológicasque contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade. O centroterá por finalidade explorar diretamente atividade econômicano âmbito das tecnologias de semicondutores, microeletrônicae áreas correlatas.

O usodesses componentes, de acordo com o Ministério de Ciênciae Tecnologia, permite a fabricação do circuito de umtelefone celular ou de um relógio eletrônico de tamanhoreduzido. Esses chips podem ser usados em pequenoscomputadores portáveis, como laptops ou notebooks.Oprimeiro circuito integrado desenvolvido no país deverásair já no final do próximo ano das instalaçõesda Ceitec.A indústria nacional só fabrica no momentosemicondutores simples, como diodos retificadores, de acordo cominformações do Ministério de Ciência eTecnologia.