Dificuldades de inclusão digital serão temas de debate em Belém

04/11/2008 - 4h18

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apesar doaumento do número de programas para promover a inclusão digital no país,59% da população brasileira nunca tiveram contato com ainternet. Para discutir políticas públicas deacesso às tecnologias da informação,especialmente na região amazônica, será realizada,a partir de hoje (4), a 7ª Oficina para Inclusão Digital.O encontro vai até sexta-feira (7) em Belém (PA) eterá oficinas práticas, painéis,debates e apresentação de casos de sucesso.

Segundo osecretário adjunto do Ministério do Planejamento,Rodrigo Assumpção, o objetivo da oficina écolocar no mesmo espaço os programas de inclusãodigital existentes. “O evento serve para trocar experiências,casos de sucesso, aprender com os fracassos, além dequalificar os trabalhos de inclusão digital realizados pelosprogramas”, diz.

O númerode inscritos superou as edições anteriores: foram 2,7mil inscrições online. O público-alvo da oficinasão os monitores dos telecentros existentes no país.“São as pessoas que estão na ponta fazendo aintermediação entre as tecnologias e as comunidades”,explica Assumpção. Além disso, o evento teráa participação de gestores das políticaspúblicas de inclusão digital, já que cerca de70% dos programas realizados têm algum tipo de participaçãodo governo, seja federal, estaduais ou municipais.

O evento terá oficinas práticas que vãoensinar a fazer o recondicionamento de computadores, reciclagem deresíduos tecnológicos, uso de softwares livres, formação de cooperativas tecnológicas,comunicação comunitária, elaboraçãoe gestão de projetos e gerenciamento de conteúdos. A oficinatambém terá a participação de 50representantes de espaços de inclusão digitalcomunitários, como telecentros, infocentros e centros deinclusão digital.

Esta éa primeira vez que o encontro é realizado no Norte do país.Segundo Assumpção, a Região Norte oferece osmaiores desafios, sobretudo de infra-estrutura, e tem especificidadeslocais significativas. “Para nós, é uma grande chancede aprender o que a inclusão digital significa no Norte, quaisas possibilidades que abre, quais os obstáculos que enfrenta eas formas de superação desses obstáculos”,explica o secretário. As edições anteriores da oficina, iniciada em 2001, ocorreram em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Riode Janeiro e Salvador.

A 7ªOficina para Inclusão Digital é organizada pelaSecretaria de Logística e Tecnologia da Informaçãodo Ministério do Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do governo doPará. Ao finaldo encontro, será produzido um documento com propostas para apolítica pública de inclusão digital.