Lula afirma que manter obras do PAC mesmo com crise financeira é questão de honra

03/11/2008 - 5h53

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente LuizInácio Lula da Silva se disse satisfeito com odesempenho do Programa deAceleração do Crescimento (PAC), que teve divulgado o quinto balanço na semana passada. Em seu programa semanal Café como Presidente, hoje (3), ele considerou  “uma questão dehonra” manter as obras em andamento mesmo com a crisefinanceira internacional.

“Émotivo de muita alegria saber que conseguimos fazer com que o PAC setransformasse em uma coisa importante para o desenvolvimentobrasileiro e, mais importante ainda, saber que o governo mantémo controle das ações. Apolítica de acompanhamento coordenada pela ministra Dilma Rousseff [daCasa Civil], junto com os governos estaduais, com as prefeiturase com os ministros de cada área tem demonstrado que essa éa forma mais correta de fazer com que as políticas públicasdo governo brasileiro possam ser executadas”, disse o presidente.

Deacordo com Lula, 2009 deve ser um ano “infinitamente melhor”diante do número de obras do PAC a serem inauguradas. Elereforçou que, em 2010, grande parte das obras anunciadas pelo governo estarão concluídas.

“Obviamenteque muita gente entendia que, por conta da crise financeirainternacional, o PAC iria ter uma diminuição nosinvestimentos, no comprometimento das verbas do governo federal. Issonão vai acontecer. Acreditamos que uma das formas de enfrentara crise financeira é fortalecer as obras de infra-estrutura efortalecer o mercado interno”.