Servidores do Ibama fazem amanhã paralisação de 24 horas

20/08/2008 - 17h47

Da Agência Brasil
Brasília - Servidores doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes fazem amanhã(21) paralisação de 24 horas, reivindicandoreestruturação da carreira de especialista em meioambiente e valorização do setor em nívelfederal. Com a paralisação, a categoria reivindicarátambém reajuste salarial e transparência na gestãopública.

Hoje (20), os servidores fizerammanifestação em frente ao Ministério doPlanejamento, pedindo a edição de medida provisóriapara reajustar os salários das categorias que ficaram fora daMP 431, que estabeleceu reajustes para mais de 800 mil servidorespúblicos, além de 700 mil militares.

Segundo o presidente da Associaçãodos Servidores do Ibama Nacional, Jonas Corrêa, até omomento, nenhum instrumento legal foi encaminhado ao CongressoNacional para cumprir o que foi acertado com o governo em maio deste ano para reajustar os salários da categoria. “Se ogoverno não cumprir o acordo, teremos que discutir com asbases e parar por tempo indeterminado”, disse Corrêa.

De acordo com Corrêa, ocoordenador-geral de Negociação e RelaçõesSindicais do Ministério do Planejamento, Júlio WernerPeres, informou que neste momento o ministério estáconcentrado no fechamento dos acordos com as demais categorias, paraenviar um instrumento legal ao Congresso Nacional com os reajustessalariais assinados.

Conforme o sindicalista, Peres disseque só depois dessa etapa será constituído ogrupo de trabalho para elaborar a proposta de reestruturaçãoda carreira de especialista em meio ambiente.

O Ministério do Planejamentoconfirmou à Agência Brasil que estáconcentrado no fechamento dos acordos firmados com 17 categoriasincluídas na MP 431. Segundo o ministério, osservidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes devem aguardar aedição de nova medida provisória para reajustesalarial das categorias.