Petrobras inaugura amanhã no Ceará sua segunda usina de biodiesel

19/08/2008 - 19h36

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - APetrobras inaugura amanhã (20), em Quixadá, no Ceará,a segunda usina de produção de biodiesel do país,com capacidade para refinar 57 milhões de litros de biodieselpor ano. É a mesma capacidade da Usina de Candeias, na Bahia,a primeira inaugurada pela Petrobras Biocombustível, empresacriada para gerir o programa de biocombustíveis da estatal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveráparticipar da solenidade de amanhã em Quixadá.O presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, disse que,ao optar pela construção da unidade de Quixadá,a empresa considerou a localização estratégica ea vocação regional para a agricultura familiar.“Levamos em conta a necessidade de mercado existente nos estadoslimítrofes, a facilidade de logística e a vocaçãoda região para a agricultura familiar, que é um viés doprograma.”Kardecadiantou que 30% da produção de Quixadá serãodestinados ao mercado cearense e o restante aos demais estados daregião. Segundo ele, assim como a usina de Candeias, a de Quixadá tem diferenciais importantes em seuprojeto. "Os principais são sistemas de instrumentaçãoe controle, totalmente automatizados, e o de processamento de óleosvegetais brutos, além da enorme flexibilidade no uso dematérias-primas.”

Ele destacou também o sistema de processamento de óleos vegetais brutos parapré-tratamento na unidade, que os transforma em óleorefinado. Outro diferencial é a grande autonomia parafuncionamento, devido à capacidade de armazenamento dematéria-prima, bem como de produtos intermediário efinal. Kardec informou que, no pico da obra de construção dausina, foram gerados 1.048empregos diretos, dos quais 814 ocupados por trabalhadores cearenses.Destes, 483 eram do próprio município-sede.

APetrobras informou que já está em fase final demontagem em Montes Claros, em Minas Gerais, a terceira usinacomercial de biodiesel, com igual capacidade de produção.A nova unidade elevará a capacidade de processamento dasubsidiária para 170 milhões de litros do produto porano. Juntas, as três usinas vão gerar renda e trabalhopara 55 mil agricultores familiares, que fornecerão a matériaprima necessária ao processo de extração de óleopara a fabricação do biodiesel.