Governo revela estratégia para defender Jogos Olímpicos de 2016 no Rio

08/08/2008 - 7h48

Mylena Fiori
Enviada especial
Pequim (China) - Aestratégia do governo brasileiro para levar os Jogos Olímpicosde 2016 para o Rio de Janeiro será mostrar o legado que oevento deixará para a cidade. De acordo com o ministro doEsporte, Orlando Silva, já foi criado um grupo de trabalhopara planejar essa estrutura e apresentar à comunidadedesportiva internacional. “Temosque valorizar o que fica para o país de infra-estrutura, aimportância para a juventude, a importância para oesporte”, ponderou o ministro em entrevista coletiva àimprensa, nesta sexta-feira (8), em Pequim. “O que vai ficar para acidade pode ser o diferencial do Rio de Janeiro, porque Chicago,Madri e Tóquio são cidades prontas”.Sobreo impacto dos Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, o ministroreconheceu que o legado poderia ter sido maior com melhorplanejamento, mas citou melhorias. “O Rio de Janeiro se transformounuma capital olímpica. Nenhuma cidade brasileira possui opadrão de instalações que tem o Rio de Janeiro,o Maracanã, o Maracanazinho, o Engenhão, o ParqueAquático, o velódromo, que é o único daAmérica Latina com padrão olímpico, asinstalações de tiro, de hipismo”, enumerou.“Poderíamos ter tido mais legados, mas [esses] foramos legados possíveis”.Parao ministro, Rio tem chances reais de ser escolhido como sede dosJogos de 2016 e diz que o otimismo se baseia em encontros que ogoverno brasileiro teve, em Pequim, com mais de 50 membros do ComitêOlímpico Internacional. “Percebemos um entusiasmo dacomunidade internacional com a possibilidade de o Brasil ser sede.Não é fácil, mas estamos na disputa”.OrlandoSilva revelou outra estratégia brasileira: como se trata deuma eleição em vários turnos, o governo pretendetrabalhar para que o Rio seja a segunda opção de votoda maioria dos 115 integrantes do Comitê OlímpicoInternacional, que escolherão, em outubro do ano que vem, asede dos Jogos Olímpicos de 2016. “Isso pode ser decisivo noturno final”.Acompanhe a cobertura olímpica multimídia da equipe da Empresa Brasil de Comunicação no site China 2008.