Leilão de energia nova deverá ter participação de 171 empreendimentos

07/08/2008 - 18h53

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As usinas a óleorepresentam o maior volume de energia habilitada para participar doleilão de energia nova (A-3) que será realizado no dia19 deste mês. Ao todo, participarão da disputa 171empreendimentos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética(EPE).

O maior número de habilitaçõesconcedidas para o leilão foi para geradoras que usam o bagaçode cana-de-açúcar como fonte de energia. A participaçãona licitação será confirmada com o depósitodas garantias, que pode ser feito até terça-feira (12).

A licitação terácomo foco o atendimento ao mercado a partir de 2011 e iránegociar 6,7 mil megawatts médios. A capacidade instaladaoferecida no leilão é de 14,9 mil megawatts. Foramhabilitadas para participar centrais eólicas, termelétricasmovidas a biomassa, térmicas a gás natural, a gásnatural regaseificado (proveniente de GNL) e térmicas a óleocombustível.

O estado de São Paulo foi o queobteve o maior número de habilitações, 43,seguido pelo Rio Grande do Norte, com 23 empreendimentos. No total,17 estados tiveram centrais geradoras habilitadas para o leilão.O leilão será realizado pelainternet, e terá como objetivo atender ao mercado dasempresas distribuidoras de energia elétrica, que participarãocomo compradoras. Os contratos com os empreendedores terãovigência de 15 anos, a partir de 2011. O preço-tetoinicial do leilão será de R$ 150 por megawatt-hora.