Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em nota divulgada hoje pelo PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ter lido com "perplexidade" e "indignação" as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ditas ontem (24) em viagem ao Espírito Santo. "Como ex-presidente tenho o direito de esperar de Sua Excelência a indicação concreta dos fatos aludido, dizendo quem denunciou e quem foi denunciado, para que possam ser investigados", afirma Fernando Henrique.
Na nota, FHC acrescentou que, quando presidente, jamais criou obstáculos à Justiça ou a Procuradoria Geral da República. "Não há de ser agora, quando não mais exerço funções públicas, que deixaria de me interessar pela apuração de eventuais desvios de conduta ocorridos", ressaltou o ex-presidente.
Fernando Henrique cobrou uma retratação do presidente Lula e questionou se as declarações não foram "um rompante diante das críticas que tenho feito ao governo". Ao fim da nota, o ex-presidente pede mais esclarecimentos sobre o episódio desta quinta-feira. "A palavra está com S.Excia. o Presidente Lula. Se calar, caberá ao Congresso exigir que a lei se cumpra", afirmou.