Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasilia – O Mercosul tem importância decisiva para o futuro de todos os países do bloco, nas negociações internacionais, com reflexo para toda a América do Sul. A abertura de mercados que está sendo promovida no governo do presidente Lula tem peso fundamental nesse objetivo, afirmou esta noite o presidente da Comissão de Membros Permanentes do Mercosul, o ex-presidente da Argentina Eduardo Duhalde.
Ele se encontrou com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, com quem discutiu a integração cultural e a comunicação entre os países do Mercosul e da América do Sul para a realização de projetos nesse campo. Duhalde julga que a união em torno do bloco enseja um entrosamento em todos os campos entre os países do continente sul-americanos, além dos interesses comerciais e políticos.
O representante do Mercosul disse que veio também conhecer o pensamento do Presidente Lula sobre tudo isso para compatibilizá-lo com o pensamento dos outros presidentes representados no bloco, a fim de se eleger um programa de trabalho para este ano. E falou do objetivo de criar projetos no plano artístico e literário que deverão ensejar uma série de acontecimentos na área cultural na América do Sul. Estão na agenda do Mercosul segundo Duhalde, a área literária, o cinema e também o futebol, havendo inclusive nesse ponto interesse de entendimentos com a União Européia.
Duhalde comentou a abertura de novos mercados pelo Brasil, conforme divulgado hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em que 18 países que não eram parceiros tradicionais passaram a comprar do Brasil, aumentando substancialmente as exportações de janeiro. Ele acha que esse processo desenvolvido pelo Brasil tem grande importancia também para os países vizinhos, que podem vislumbrar novas oportunidades de negócios por meio do Mercosul.
---