Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Maceió - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizará nesta quarta-feira (2), em Maceió (AL), audiência pública para discutir o projeto de integração do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Apesas de autoridades locais e outras instituições estarem contra o projeto, o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Nilvo Silva, disse esperar que a população permita a realização da audiência. "Esperamos que a sociedade alagoana compreenda melhor o espírito das audiências públicas do que em Sergipe", ressaltou.
Ontem (31/1), o Ibama cancelou a audiência pública em Aracaju por causa de protestos contra a integração. Cerca de 3 mil pessoas participaram de uma manifestação contra o projeto em frente ao local onde a audiência deveria ocorrer. Os manifestantes pediam a revitalização do Rio São Francisco, ao invés da integração.
Nilvo Silva informou que o Ibama só marcará uma nova audiência em Sergipe se a população estiver disposta a debater o projeto, ou seja, solicitar a audiência.
Em Minas Gerais e na Bahia, o Ibama também interrompeu as audiências devido a protestos. O Instituto ainda vai avaliar a decisão que tomará em relação às audiências canceladas.