Porto Alegre, 25/9/2004 (Agência Brasil - ABr) – O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, disse que o governo federal está otimista com a próxima safra de grãos. Segundo ele, a estimativa é de que se repitam as 12,5 milhões de toneladas colhidas no ano passado.
O dirigente, que representou o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Roberto Rodrigues, na 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, em Tapes, no sul do Estado, destacou ainda que a previsão para os próximos quatro meses é de chuva, igual ou superior à média para o período no Rio Grande do Sul, o que favorece o plantio do arroz.
Já o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) confirmou a redução de plantio de arroz na safra 2004/2005 por causa da deficiência hídrica na Fronteira-Oeste gaúcha, região que detém 29% da lavoura produzida no Estado. Segundo o presidente da entidade, Pery Coelho, a queda de 30% na região provocará retração de 90 mil hectares no Rio Grande do Sul.
A área total estimada com a cultura é de 950 mil hectares, o que significa uma redução de 8,6%, em relação ao ano passado, quando foram plantados 1,040 milhão de hectares.