Amorim diz que empresários têm que investir em marketing para conquistar mercado dos Estados Unidos

03/08/2004 - 20h40

São Paulo, 3/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Para conquistar o mercado norte-americano, os empresários brasileiros precisam investir em marketing. A avaliação é do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. "É um mercado altamente competitivo e conhecido, as empresas têm que ir lá e provar que são melhores e mais baratas", disse o ministro durante almoço com empresários no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.

Questionado por jornalistas sobre a falta de uma estratégia do governo brasileiro com relação ao mercado norte-americano, Amorim garantiu que não falta aos Estados Unidos conhecer o Brasil mas, sim, conhecer os produtos brasileiros. No caso das missões do governo aos países árabes e à China, por exemplo, o ministro enfatizou que buscavam "voltar o olhar" para o Brasil. "As visitas presidenciais têm o objetivo de chamar a atenção para a existência do país", disse.

Amorim fez uma crítica aos empresários brasileiros. "Só na cabeça de brasileiro é que existe mercado pequeno. Americano não despreza nenhum mercado. Por que os agricultores americanos brigam tanto para exportar para um mercado pequeno como o de Cuba?", indagou o ministro. "Apenas para brasileiro é que só existe mercado grande. Predomina a lei da preguiça", afirmou.

"É perfeitamente possível que os nossos empresários, pelos quais eu tenho o maior respeito, façam estudos sobre os nichos de mercado que devem entrar e terão todo o apoio do governo brasileiro para isso. É o que está acontecendo com aviões e também com motores para a Inglaterra", afirmou.