Flavia Albuquerque e Leonardo Stavale
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo - Produtoras de TV e cinema passarão a receber incentivos para exportar seus produtos. Um acordo assinado hoje entre o Ministério da Cultura, a Agência de Promoção de Exportações (Apex), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), prevê um investimento de cerca de R$ 9 milhões em dois anos, na capacitação de produtores e promoção comercial.
O presidente da Apex, Juan Quirós, disse que "a parceria, de fato, agrega mais um instrumento ao trabalho da Apex, que é a promoção da imagem do Brasil lá fora, principalmente porque você mostra a diversidade da cultura e dos locais para filmagem aqui no Brasil". A grande novidade, segundo ele, é a entrada das pequenas empresas no Projeto Setorial de Promoção de Exportações.
O plano contará com a participação de 70 produtoras nacionais. Segundo o presidente da ABPI-TV, Marco Altberg, a verba será destinada principalmente para a capacitação dos produtores que buscarão co-produtores internacionais e para promoções comerciais em feiras, festivais e missões oficiais ao exterior para divulgação dos filmes. "Os produtores serão capacitados para apresentar seus projetos de maneira adequada e em momentos pertinentes aos parceiros internacionais para que eles invistam em produtos de qualidade", explica Altberg.
Segundo Quirós, o Brasil estará presente nas principais feiras do mundo do setor como Marselha e Cannes, na França; Nova Orleans, nos Estados Unidos, e Singapura, na Ásia, para exportação.
Na opinião do produtor André Sturm, da Pandora Filmes, o projete dará visibilidade à produção nacional, que "passará de uma situação marginal para ter uma presença mais expressiva em longo prazo".
A ABPI-TV espera com o programa aumentar a exibição das produções independentes nas emissoras estrangeiras, que hoje é de 30 horas a 40 horas por ano.