Brasília, 29/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano da Silva, lançou o Programa Fome Zero no Rio Grande do Norte, neste sábado (29/03).
O programa vai beneficiar 17 municípios do Rio Grande do Norte com a implantação do Cartão Alimentação, que subsidia famílias carentes com recursos para compra de alimentos. Cada município beneficiado pelo programa, irá cadastrar no primeiro mês no máximo 500 famílias que irão receber R$ 50,00 mensais, a partir da segunda quinzena de abril.
O cadastramento das famílias será feito pelo Comitê Gestor, formado por até 9 membros, representantes da sociedade civil e do poder público. O Comitê poderá sugerir a inclusão de mais famílias nos meses subseqüentes, até o limite de 2.500. No Rio Grande do Norte, 34 agentes locais de segurança alimentar do Fome Zero foram capacitados para atuar como multiplicadores responsáveis por sensibilizar as comunidades para a criação dos comitês gestores dos municípios.
O programa-piloto do Cartão Alimentação foi implantado pelo Ministério de Segurança Alimentar nos municípios de Guaribas e Acauã, no Piauí, onde mil famílias já recebem o benefício. A expansão do programa no estado vai beneficiar mais 22 municípios. A previsão é de que mais 179 municípios dos estados do Nordeste e do noroeste de Minas Gerais recebam o programa até maio. Cerca de mil municípios do semi-árido e do norte do país devem receber o cartão até o fim do ano.
Os municípios do Rio Grande do Norte incluídos no Programa Cartão Alimentação são: Afonso Bezerra, Angicos, Bodó, Campo Redondo, Cerro Corá, Encanto, João Câmara, José da Penha, Lajes, Pedra Grande, Santa Cruz, Santana do Siridó, São Bento do Norte, São Paulo do Potengi, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Umarizal.