Brasília, 29/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Armazéns de alimentos em Basra, ao sul do Iraque, foram destruídos ontem por bombardeios britânicos, afirmou hoje o ministro do Comércio iraquiano, Mohammad Mehdi Saleh, segundo a cadeia de televisão por satélite do Qatar, Al-Jazira.
"Bombardearam armazéns de alimentos, destruindo 76.000 toneladas de produtos alimentares importados no quadro do programa Petróleo por Alimentos", disse o ministro.
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano protestou, numa mensagem ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, contra este ato, informou a Al-Jazira.
O ministro exortou Annan a "assumir as suas responsabilidades" e "pedir ao Conselho de Segurança da ONU que tome uma decisão imediata visando pôr fim à agressão e retirar as forças" que participam na guerra contra o Iraque.
Grande cidade petrolífera, Basra, localizada a cerca de 500 quilómetros a sueste de Bagdá, é teatro de intensos combates entre forças iraquianas e anglo-americanas.As informações são da Agência Lusa.